Hematologia

Hematologia é a especialidade médica que atua na investigação, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sangue. Este é composto por células como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, além do plasma.

Atua em funções como transporte de nutrientes pelo corpo, no sistema imunológico e auxiliando a coagulação. O sangue é produzido na medula óssea ou tutano dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Os órgãos envolvidos no processo de hematopoiese do nosso organismo são medula óssea, linfonodos (gânglios linfáticos), baço e fígado. Eles são responsáveis pelo balanço dos elementos do sangue. A medula óssea é o órgão mais importante da gênese dos diversos elementos figurados do sangue, pois lá estão as células-tronco que dão origem a células progenitoras.

As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, receberam esse nome por conta do alto nível de hemoglobina, proteína que contém ferro e tem a cor predominantemente vermelha.

A hemoglobina possibilita o transporte de oxigênio a todas as células do corpo e a remoção do dióxido de carbono, que é produzido pelo organismo. Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, ajudam na defesa e são acionados em casos de infecções, destruindo vírus, fungos e bactérias. As plaquetas são pedaços de células importantes no início do processo de coagulação.

O plasma é a matriz líquida do sangue, onde se encontram os elementos celulares. Ele é constituído principalmente por água (91%), além de sais inorgânicos, proteínas, nutrientes, hormônios, gases e resíduos metabólicos. Entre as funções do plasma sanguíneo, podemos destacar o transporte de substâncias, a atuação no equilíbrio, defesa e coagulação sanguínea.

Por possuir diversas funções no organismo, é comum que o sangue esteja afetado por doenças. Em determinados casos, é importante realizar estudo na medula óssea para definir a origem do problema, em especial diferenciar causas medulares de consequências de outras doenças do paciente. Dra Daniela Palheiro lembra que o aspirado e biópsia de medula óssea, além da leitura das células do sangue (hematoscopia) e da medula (mielograma) são realizados por médico hematologista.

× Agendar Consulta!